Ice Brasil
português ingles

Limpeza e Descontaminação Química

Descrição Mecânica / Funcionamento

A tecnologia ofertada pela ICE, está apoiada em três pilares de atuação:

 

1- Proteção do elemento humano, eliminando a necessidade do acesso de pessoas no interior dos equipamentos contaminados, uma vez que todo o processo, seja ele de limpeza ou descontaminação é realizado pelo lado externo dos equipamentos, utilizando-se bombas apropriadas para a circulação dos produtos descontaminantes ou então injeção de produtos químicos diretamente na corrente de vapor.

 

2- Os produtos não são inflamáveis, de manuseio seguro, não sendo nocivos à saúde. Após o término do processo, o equipamento terá a sua atmosfera interna monitorada.

 

Uma vez atendidos os limites desejados, o equipamento será liberado para o acesso de pessoas e trabalhos a quente.

 

3- Redução na geração de passivos ambientais, pois os produtos utilizados pela ICE, permitem a reutilização total dos materiais solúveis pela própria empresa, ou então por se tratar de produtos de base aquosa, pelo fato de estes produtos serem biodegradáveis, os mesmos poderão ser enviados para a estação de tratamento biológica da própria empresa, simplificando a disposição final da água contaminada.

 

Desta forma a tecnologia ICE permite que todo o resíduo gerado, com exceção dos materiais não solúveis, sejam absorvidos internamente, reduzindo desta forma a geração de passivo ambiental.

 

Redução do tempo de parada dos equipamentos é também outra vantagem oferecida pela Tecnologia ICE.

 

Como a descontaminação é executada pelos produtos químicos em circulação ou injetados na corrente de vapor, o tempo necessário para a descontaminação e desgaseíficação dos equipamentos se torna bastante reduzido.

 

Limpeza química e passivação

 

A ICE do Brasil possui os melhores profissionais e equipamentos devidamente qualificados para a execução de Limpeza Química e Passivação de Tubulações; Vasos; Tanques; Filtros; Caldeiras e Trocadores de Calor (Recirculação forçada, Aspersão Química ou Vapor Químico).

 

Chama-se decapagem a todo o processo sobre superfícies metálicas que visa à remoção de oxidações e impurezas inorgânicas, como as carepas de laminação e recozimento, camadas de oxidação (como a ferrugem), crostas de fundição e incrustações superficiais.

 

A Limpeza Química (Decapagem) tem por finalidade remover as oxidações, depósitos contaminantes e incrustações de tubulações; sistemas ou equipamentos antigos; resíduos, carepas de solda e imperfeições de tubulações récem-construídas, proporcionando maior durabilidade através da passivação destas superfícies.

 

Utilizando estudos prévios, aplicamos técnicas de limpeza química por imersão; recirculação forçada de fluídos, combinando a diversidade e concentração de produtos químicos, em função do tempo e temperatura do processo.

 

O tempo de decapagem depende da quantidade de carepa e ferrugem, devendo ser determinado experimentalmente em cada caso.

 

Temos também Licenças Operacionais para compra, armazenamento e manipulação de Produtos Químicos.

 

As Unidades de bombeio utilizadas durante a limpeza química são projetadas a partir de estudos técnicos “caso a caso”, construídas na própria ICE, possuindo características únicas e patenteadas, mantendo segurança para áreas industriais de elevados riscos e insalubridades mantendo suas características de flexibilidade no dimensionamento, atendendo uma maior gama de serviços.

 

São equipadas com bombas de alta vazão, sistemas de controle de pressão, filtros na sucção, sistema de contenção de vazamentos, sistemas de segurança elétrica aos operadores, corta chama dentre outros. São projetadas em skyds de proteção, que permitem fácil movimentação do conjunto por guindastes e empilhadeiras.

Descontaminação química
Descontaminação química
Descontaminação química
Feixe antes
Feixe depois