Ice Brasil
português ingles

Separador Móvel de Água e Óleo

O Separador Móvel de Água e Hidrocarboneto – SAO Móvel, é um equipamento patenteado pela ICE do Brasil, para a separação de hidrocarbonetos da água, proporcionando um efluente com teor de óleo inferior a 15 PPM, que possibilita o descarte direto em rios, lagos e mares.

Descrição Mecânica / Funcionamento

O SAO Móvel é projetado para separar qualquer tipo de hidrocarboneto (petróleo, óleo, diesel, gasolina, querosene etc), desde que não esteja emulsificado, com uma vazão de até 60 m3/h.

 

Montado sobre um semi-reboque e equipado com skimmers de 8 ton/h e barreiras de contenção de vazamento, o SAO Móvel permite a rápida movimentação para atender a resposta emergencial, podendo também ser empregado em serviços de rotina para a limpeza de bacias e canaletas.

 

O SAO Móvel é dotado de um sistema hidráulico acionado por um motor diesel de 250 HP, que controla e movimenta todo o sistema. Um banco de baterias proporciona energia e iluminação para operações noturnas. Dessa forma, o SAO Móvel é um equipamento autônomo, que independe de geradores ou compressores externos para realizar sua atividade.

 

O pacote de placas coalescentes efetua a separação física do hidrocarboneto e da água e uma cortina de micro-bolhas de ar impulsiona as gotas de hidrocarboneto para cima, onde são acumuladas e coletadas por um skimmer de alta vazão.

 

O SAO Móvel é dotado de um tanque de armazenamento de óleo com capacidade de 4.000 litros. O óleo separado possui uma concentração máxima de 5% de água.

O SAO Móvel substitui com vantagem os caminhões vácuo, pois é uma usina de separação de hidrocarboneto, onde a água contaminada é tratada e devolvida no próprio local de recolhimento, sem necessidade de perdas de tempo com transporte para descarte. Estudos indicam que um único SAO Móvel pode substituir até 10 caminhões vácuo.


SAO Móvel
SAO Móvel
SAO Móvel