Ice Brasil
português ingles

SkimSystem

Esta é uma tecnologia patenteada pela ICE para a recuperação de resíduos e limpeza de tanques, que propicia:

  • Recuperação total do hidrocarboneto;
  • Descontaminação do tanque;
  • Elimina a entrada do homem no ambiente confinado e contaminado;
  • Neutralização dos sólidos existentes na borra.
Descrição Mecânica / Funcionamento

O SkimSystem substitui com vantagens as técnicas convencionais de limpeza química, pois não utiliza produtos químicos e atinge resultados iguais ou melhores, sem os custos associados ao tratamento da água contaminada.

 

Consiste em colocar água dentro do tanque, aquecer e agitar vigorosamente utilizando os canhões multidirecionais BR Mixer™. Caso a borra seja muito viscosa, pode ser requerido uma etapa prévia de solção da borra, utilizando hidrocarbonetos leves como solvente (veja detalhes no folheto da tecnologia BR Mixer™).

 

Coloca-se água em quantidade suficiente para cobrir a serpen-tina interna do tanque. Caso o tanque não tenha serpentina interna, deve-se instalar um trocador de calor externo. A circulação é feita durante 24 a 48 horas, numa temperatura acima de 70 oC .

 

* Entende-se por descontaminado um tanque que atende aos seguintes critérios de aceitação:

  • Vapores Tóxicos (H2S etc.): Isento
  • Vapores Inflamáveis (Gás Combustível etc.): Isento
  • Odor: Não requer o uso de máscara
  • Isento de óleo no costado e nos componentes internos

Ao término da circulação, aguarda-se cerca de 24 horas para que haja a separação física da água, óleo e sólidos dentro do próprio tanque. A água é drenada para a canaleta, com uma concentração máxima de 20 PPM de óleo, até um nível que possibilite abrir a boca de visita (BV).

 

Através da BV, é colocado dentro do tanque um skimmer especialmente desenvolvido pela ICE e instalada uma barreira de contenção de óleo.

 

Reinicia-se a circulação com o BR Mixer™ de maneira a direcionar o óleo a se concentrar na região da barreira de contenção, otimizando a atuação do skimmer.

 

São requeridos apenas 6 operários para a limpeza total de um tanque de petróleo de 55 m de diâmetro, num período de 15 dias.

 

Utilizando-se a técnica convencional, são requeridos 40 operários para realizar o mesmo serviço num tempo 6 a 10 vezes superior.

 

O óleo removido é enviado a uma caixa separadora externa e posteriormente bombeado para outro tanque, a fim de ser reintroduzido no processo. A água oleosa é enviada para um separador água x óleo, sendo descartada com uma concentração máxima de 20 PPM de óleo.

 

Como resultado do processo, os vapores de água terão limpado totalmente o teto, a parede e os internos do tanque.

 

Caso haja algum sólido no fundo do tanque, este poderá ser removido através da tecnologia TankScoop™ (veja folheto específico).

 

Eficiência, Rapidez e Redução de Custo

 

A ICE busca sempre utilizar a base instalada do cliente, de maneira a racionalizar os recursos a serem mobilizados, obtendo assim a melhor relação de custo para o projeto.

 

Um tanque de petróleo de 55 m de diâmetro pode ser 100% limpo em  20 dias, com apenas  6 operários., resultando em baixa exposição ao risco.

 

Num tanque de petróleo com 86 m de diâmetro e 500 mm de borra, a tecnologia BR Mixer™ consegue reaproveitar 16.000 barris que seriam descartados como resíduo. A economia considerando o reaproveitamento do petróleo mais o trata-mento e descarte de resíduo supera US$ 3.000.000, além de proporcionar:

  • Preservação do meio ambiente;
  • Baixa exposição do homem ao risco;
  • Rapidez de limpeza 5 vezes maior;
  • Drástica redução do custo de descarte de resíduo;
  • Drástica redução no custo de mão de obra.
SkimSystem
Montagem
Montagem
SkimSystem
Resultado
Resultado
Resultado
Resultado