Ice Brasil
português ingles

ChemiTank

ChemiTank  consiste num processo de limpeza química de tanques, utilizando produtos químicos biodegradáveis, que não expõe o homem ao ambiente contaminado.

 

Ao término da limpeza química o tanque estará descontamina-do*, permitindo o ingresso do homem, sem a necessidade de uso de máscara respiratória.

Descrição Mecânica / Funcionamento

Sempre que possível, preferimos usar a tecnologia SkimSystem™ (veja folheto específico), que possibilita os mesmos resultados, sem o emprego de produtos químicos e sem custos associados ao tratamento da água contaminada.

 

Entende-se por descontaminado um tanque que atende aos seguintes critérios de aceitação:

  • Vapores Tóxicos (H2S etc.): Isento
  • Vapores Inflamáveis (Gás Combustível etc.): Isento
  • Odor: Não requer o uso de máscara
  • Isento de óleo no costado e nos componentes internos
  • Resíduos sólidos inertes e facilmente removíveis.

 

Operação

 

O sistema ChemiTank™  é realizado em duas etapas:

  • Solubilização da borra com hidrocarboneto
  • Circulação aquosa.

 

 

A etapa de solubilização da borra é recomendada apenas para tanques de armazenamento de hidrocarbonetos pesados, tais como petróleo, óleo combustível etc.

 

Consiste em colocar um solvente leve (LCO , Diesel etc.) dentro do tanque e agitar vigorosamente com o uso da tecnologia BR Mixer™ (veja folheto específico).

 

A borra solubilizada, rica em hidrocarboneto, pode ser repro-cessada, utilizada como combustível ou descartada.

 

Esta etapa não é requerida para tanques de armazenamento de hidrocarbonetos leves (óleo lubrificante, diesel etc), podendo seguir diretamente para a etapa de circulação aquosa.

 

A etapa de circulação aquosa consiste em se colocar água com produtos químicos surfactantes dentro do tanque, aquecer a 70oC e lavar vigorosamente as partes internas.

 

São utilizados canhões BR Mixer™  instalados nas bocas de visita do costado e bicos de lavagem multidirecionais instalados nos bocais do teto.

 

Ao final da limpeza, a água contaminada com óleo emulsificado é descartada ou enviada para a estação de tratamento.

 

Após um determinado tempo em repouso, a emulsão se quebra, possibilitando a separação do óleo. Caso seja necessário, pode-se usar produtos químicos desemulsificadores para agilizar a separação física.