Ice Brasil
português ingles

Dragagem ambiental de Lagoas e Diques

 A ICE fabrica e dispõe de dragas ambientais, para a remoção de resíduos sólidos, lamas, borras ou outros materiais sedimentados no fundo de lagoas e diques.

Descrição Mecânica / Funcionamento

As bombas submersas de acionamento elétrico possuem exclusivo sistema de sistema de Chopper que destrói e picota os detritos dragados (plásticos, panos, cordas etc.), evitando assim possíveis paralizações por entupimento ou travamento do rotor.

 

O diâmetro de descarga das bombas é de 6” e a vazão de bombeio é variável, até um máximo de 450m3/h

 

O sistema de controle remoto possui um alcance de 300 metros e as suas funções possibilitam ligar e desligar a bomba, movimentar a draga para frente e para trás, além de subir e descer o braço do escarificador.

 

O sistema pode ser automatizado, de forma que a draga se desloque para frente ou para trás, até atingir um sensor de limite de curso, e então lateralmente, a fim de possibilitar uma varredura completa e contínua do dique ou da bacia, sem a intervenção de operadores.

 

Oferecemos dragas operadas por operador embarcado, com auxilio de mapas digitais e GPS, e dragas controladas remotamente.

Porque Draga Ambiental

 

O termo "ambiental" descreve dragagem feita especificamente para a remoção de sedimentos que estão contaminados a ponto de serem perigosos para a vida marítima ou humana. A dragagem Ambiental foi feita com o propósito de remover os resíduos perigosos ao ambiente, e fazê-lo de forma a minimizar a contaminação das águas ao redor, tendo como objetivo dragar a maior quantidade de sedimento com a menor quantidade de turvação.

 

Enquanto outros tipos de dragagem promovem a remoção mais rápida possível dos sedimentos, a Draga Ambiental ICE Brasil foca em remover e limpar os sedimentos mais perigosos, com o menor impacto ao meio ambiente. 

 

A necessidade de remediação ambiental para sedimentos contaminados é reconhecida em todo o globo. Para um mundo sustentável, os resíduos gerados por industrias devem ser solucionados, e em muitas situações a Dragagem Ambiental é a única solução eficiente, sendo adotada em diversos países.

 

Limpar resíduos tóxicos em corpos de água é uma habilidade muito específica, e tecnologias são criadas e seguem avançando. Com esse avanço, a Dragagem Ambiental se diferencia das dragagens tradicionais, sendo focada em um mundo sustentável, algo que a ICE do Brasil busca ajudar com nossas tecnologias de limpeza.

 

Componentes Chave

 

A remoção de sedimentos ao fundo de um corpo de água é um processo complexo. Alguns dos componentes chaves quando a dragagem é o método considerado para a limpeza incluem a remoção do sedimento, o transporte, a localização do corpo de água, o tratamento (Se possível) e o descarte dos sólidos e líquidos. 

 

Uma coordenação eficiente de cada componente é necessária para uma limpeza efetiva, em relação a qualidade e custo.

 

A ICE do Brasil analisa junto com o contratante todos os componentes para verificar o melhor custo benefício para um projeto bem feito.

 

Escarificador (auger)

 

O escarificador (auger) funciona como um cortador que rotaciona na ponta da sucção da bomba, com "lâminas" feitas com cortes precisos em ângulos pre determinados, criando assim um vácuo de sucção com a habilidade de carregar o material diretamente para a sucção da bomba, fazendo o auger ser mais rápido e produtivo do que as pontas comuns, e com muito menos turvação, o que o torna especialmente útil para Dragagem Ambiental.

 

Projetado para não revolver ou danificar o fundo compactado das lagoas e diques, o auger proporcionando máxima eficiência e segurança na operação de dragagem.

 

Pros e Contras

 

A Dragagem Ambiental pode resultar em uma remoção eficiente e precisa de sedimentos contaminados. Entretanto, a operação e a produção em Dragas Ambientais pode ser menos efetiva do que dragas comuns, o que leva a um maior tempo, em troca de uma dragagem mais precisa, que permite a remoção dos sedimentos contaminados sem a remoção de material limpo, tornando-se um bom custo-benefício.

 

O impacto do barulho e emissões por queima de combustível devem ser considerados, assim como a segurança e bem-estar dos colaboradores trabalhando próximos a sedimentos contaminados.

 

Dragas Ambientais

 

Dragas Ambientais tem como objetivo dar um passo maior em direção a sustentabilidade. Provendo a oportunidade de limpar Lagos, Diques e qualquer corpo de água, que por sua vez são cruciais para o bem-estar global a longo prazo.

 

A ICE do Brasil procura sempre andar em direção a um futuro melhor, com foco no meio ambiente.