Ice Brasil
português ingles

BAGTUB - Desidratação de Lodo

O BAGTUB é uma solução simples e de baixo custo, que permite a secagem de efluentes e lodos originados de processos industriais, estações de saneamento, bacias ou lagos, de forma rápida e eficiente, eliminando o uso de centrífuga ou filtro prensa.

Descrição Mecânica / Funcionamento

Funciona como um filtro, que permite a drenagem do líquido através dos poros do geotêxtil. As partículas sólidas são retidas no seu interior, reduzindo a DBO –  Demanda Bioquímica de Oxigênio, produzindo um efluente clarificado, que pode ser retornado ao processo ou descartado diretamente no meio ambiente.

 

O enchimento é feito através de bocais que são costurados ao tubo. A quantidade de bocais varia em função do tamanho do BAGTUB e do material a ser desidratado.

 

O BAGTUB possui aplicação em diversos segmentos industriais, onde haja lodo ou efluentes a serem desidratados, inclusive com contaminantes perigosos, tais como estações de saneamento, refinarias de petróleo, fábricas de papel e celulose, usinas metalúrgicas, siderúrgicas etc.

 

As propriedades químicas do BAGTUB o tornam resistente ao ataque da maior parte dos produtos químicos, radiação UV e degradação biológica. As propriedades mecânicas são padronizadas pelas normas ASTM.

 

O BAGTUB é de fácil instalação e operação e pode ser empilhado em até 4 níveis, otimizando o espaço disponível para o armazenamento do lodo.

 

O sólido desidratado pode ser reaproveitado ou enviado para descarte em aterros sanitários ou industriais. Também pode servir de substrato para paisagismo.

 

Polimerização

 

Frequentemente, deve ser adicionado um polímero ao lodo / efluente, antes de ser injetado no tubo, que possibilita flocular os sólidos, aumentando o tamanho das partículas, de modo a aumentar a eficiência de retenção de sólidos pelo BAGTUB.

 

Existem diversos tipos de polímeros floculantes, de acordo com suas propriedades físicas. A seleção deve levar em consideração a eficiência ao menor custo possível.

 

Deve ser realizado um teste preliminar em laboratório a fim de se visualizar a eficiência de separação e se determinar:

  • O tipo e a dosagem de polímero necessária;
  • Avaliar a claridade da água drenada;
  • Prever o percentual de sólidos após a drenagem da água;
  • Estimar o tempo de drenagem

Normalmente, estas unidades são dotadas de dois tanques, tendo em vista que os polímeros sólidos exigem um tempo de repouso e agitação para a “quebra de dormência” de forma a atingirem suas melhores propriedades.

 

A injeção do polímero é feita em chicanas, que são misturadores estáticos e têm a forma de uma serpente tubular.

 

Na extremidade da chicana, existe um dreno de amostragem, onde periodicamente o operador do sistema avalia visualmente a eficiência da separação, de forma a ajustar a unidade injetora de polímero.

 

Deve-se exercer um rigoroso controle sobre a concentração de polímero no fluxo de lodo / efluente. Pouco polímero ocasiona perda de eficiência na separação e muito pode provocar o tamponamento dos orifícios, reduzindo a velocidade de desidratação ou mesmo inutilizando o elemento filtrante.

 

Controle de erosão


Uma aplicação do BAGTUB é a proteção de encostas e controle de erosão causado pelo impacto de ondas, correntes marítimas ou fluxo de rios.

 

BAGTUB é preenchido com o próprio substrato disponível no local (areia ou lodo dragado) e funciona como obstáculo mecânico. Pode ser incorporado ao meio ambiente na forma de duna, banco de areia ou ilha artificial.

 

Em alguns casos, recomenda-se o enchimento de um mini BAGTUB ou de um protótipo de pequenas dimensões, a fim de simular as condições de operação no campo.

 

A unidade injetora de polímeros consiste numa bomba injetora e tanques de diluição, com capacidade adequada para a vazão de enchimento e concentração de polímero requerida.

BAGTUB - Desidratação de Lodo
Draga
BAGTUB - Desidratação de Lodo
BAGTUB - Desidratação de Lodo
BAGTUB - Desidratação de Lodo
BAGTUB - Desidratação de Lodo
BAGTUB - Desidratação de Lodo
BAGTUB - Desidratação de Lodo