Ice Brasil
português ingles

Centrifugação

A ICE do Brasil possui um sistema compacto de centrifugação, que possibilita reduzir a área necessária para a montagem do sistema, nas instalações do cliente.

O decanter trifásico da ICE do Brasil destaca-se pela alta capacidade, podendo processar até 60 m3/h de resíduo.

Descrição Mecânica / Funcionamento

  A centrifuga da ICE separa duas ou três fases de diferentes pesos específicos, por exemplo:

  • Separação bifásica = sólido + líquido
  • Separação trifásica = sólido + água + hidrocarboneto

A centrifuga é constituída por um conjunto rotativo e uma estrutura fixa, o conjunto rotativo é composto por um tambor cilindro/ tronco-cônico, um caracol transportador e um redutor de engrenagens que proporciona o diferencial de rotação entre o tambor e o caracol.

 

Todo o conjunto é acionado por um motor elétrico que transmite o movimento através de polias e correias, o conjunto rotativo está mancalizado em dois pontos apoiados sobre mancais de rolamento.

 

Através da força centrífuga atuante no interior do tambor rotativo (efeito provocado pela alta rotação), aonde se chega a aproximadamente 2500g, ou seja, 2500 vezes mais do que a força gravitacional atuante em um ambiente comum, é possível separar as fases sólida e líquida.

A separação de sólido e líquido acontece no interior de um tambor rotativo, em cuja superfície interna se deposita a fase sólida mais pesada, que é descarregada de maneira contínua pela rosca interna. O líquido classificado é descarregado em outra extremidade e direcionado para o sistema de tratamento de clarificado.

 

O resultado dessa centrifugação é uma massa seca adensada que poderá ser enviada por carretas ou caçambas para seu destino final, seja aterro sanitário, compostagem ou incineração.

 

Processo de centrifugação de resíduo

 

Inicialmente se realizam testes de laboratório para qualificar o resíduo / lodo e definir os melhores parâmetros operacionais para a centrífuga tipo decanter.

 

O resíduo / lodo a ser tratado é recebido em caminhões ou succionado através de bombas especiais, e enviado para o tanque de homogeneização.

 

Dentro do tanque de homogeneização, o resíduo é ajustado através da injeção de solvente, água e calor, proporcionado por serpentinas de aquecimento, conforme os parâmetros definidos nos testes de laboratório preliminares.

 

O resíduo / lodo homogeneizado é bombeado para centrifuga numa vazão de até 60m³/h, e misturado com polímero aglutinador, visando aumentar o tamanho e peso das partículas, proporcionando maior eficiência do processo de separação de fases.

 

O sólido seco é descartado por gravidade em caçambas ou carretas, enquanto o líquido classificado clarificado é direcionado ao coletor de líquido.

 

Unidade Dosadora Polímero

 

O tipo de polímero floculante a ser utilizado, seja catiônico, anônico ou não inônico, é definido com base em testes laboratoriais e varia em função do tipo de lodo / resíduo e concentração. Por essa razão, é desejável que o cliente forneça amostras representativas do tipo de resíduo a ser encontrado no serviço.

 

A unidade dosadora de polímero é dimensionada tendo em vista que os polímeros sólidos exigem um tempo de repouso e agitação para a “quebra de dormência” de forma a atingirem suas melhores propriedades.

 

A injeção do polímero é feita em chicanas, que são misturadores estáticos e têm a forma de uma serpente tubular.

 

Na extremidade da chicana, existe um dreno de amostragem, onde periodicamente o operador do sistema avalia visualmente a eficiência da separação, de forma a ajustar a unidade injetora de polímero.

 

Deve-se exercer um rigoroso controle sobre a concentração de polímero no fluxo de lodo / efluente. O sistema deve ser acompanhado constantemente, pois muito ou pouco polímero ocasiona perda de eficiência na separação causando assim arraste pelo clarificado.

 

Possíveis Aplicações

 

Estações de Tratamento de despejos industriais (ETDI)

Estações de Tratamento de Água (ETA)

Estações de Tratamento de Esgoto (ETE)

Indústria Alimentícia

Clarificação de gordura animal

Indústria de álcool e açúcar

Resíduos de processo de curtume

Resíduos de Abatedouros – Frigoríficos

Tanque de Homogeneização com dique

Sistema compacto de centrifugação da Ice Brasil
Centrifuga - Ice Brasil realizamos e exportamos soluções em toda América Latina, Canadá e Nigéria
Centrifuga - Trabalhamos com Tri-decanter industrial e Centrifuga Industrial
Centrifuga
Centrifuga
Centrifuga
Centrifuga
Centrifuga